São Bernardo Futebol Clube completa 19 anos

Criado em 2004, Tigre do ABC atuou pela primeira vez na Série C em 2023

O São Bernardo Futebol Clube celebrou em 20/12/2023, dezenove anos de história. Sediado na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, o Tigre do ABC, como é chamado, foi fundado em 20 de dezembro de 2004 e utiliza para seus jogos o Estádio Primeiro de Maio, também conhecido como “Primeirão”, local que se notabilizou pelas greves operárias do início da década de 1980.

De 2005 a 2010 conquistou 3 acessos importantes, sendo o último para a elite do Futebol Paulista, colocando o time e a cidade pela primeira vez no Paulistão. Entre 2012 e 2013, conseguiu seus primeiros títulos, sendo campeão do Campeonato Paulista A2 e no ano seguinte da Copa Paulista. Também participou pela primeira vez na história na Copa do Brasil em 2013. O time esteve presente de 2011 a 2017 na elite do Campeonato Paulista (com exceção de 2012). Em 2017 conseguiu até então seu maior objetivo, participando pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série D. 

No final de 2019, um grupo privado assumiu a administração do São Bernardo. Em 2021 foi novamente campeão paulista da série A2. Em 2022, o Tigre conseguiu sua maior façanha até o momento, a equipe do ABC paulista conquistou a vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história. 

O executivo de futebol do clube, Lucas Andrino, falou sobre o sentimento de orgulho em poder estar à frente da jovem agremiação.

“Estar à frente do São Bernardo em mais um aniversário é um sentimento de muito orgulho. Um projeto novo, comparado ao restante dos clubes brasileiros, que são geralmente clubes centenários, mas um projeto muito moderno, com uma visão muito moderna, uma maneira de trabalho muito interessante. Então, é um sentimento de muito orgulho”, ressaltou Lucas que projetou os próximos anos do São Bernardo.

“Eu espero muitas conquistas para o clube. Todos que estão engajados dentro do processo, todos que vivem o dia-a-dia do São Bernardo são muito merecedores dos melhores resultados esportivos possíveis. Eu enxergo o clube com potencial gigantesco e com a expectativa de, dentro dos próximos anos, estar jogando a Série A do Campeonato Brasileiro, disputando as grandes competições. O projeto merece, as pessoas que estão dentro dele também merecem”, concluiu.

Fundação

Apesar de ser a maior cidade do ABC em termos de população, São Bernardo do Campo não tinha grande tradição no futebol, ao contrário das cidades vizinhas (São Caetano do Sul e Santo André), cujos clubes já haviam despontado com grandes desempenhos no cenário nacional. Com isso, representantes do futebol amador da cidade, da Liga de Futebol de São Bernardo, autoridades políticas e ex-jogadores começaram a pensar em fazer algo pelo futebol da cidade.

Em 2004, um grupo de políticos encabeçados pelo ex-secretário de esportes do município e então deputado federal Edinho Montemor e pelo deputado estadual Orlando Morando se juntaram a mais cinco sócios e em 20 de dezembro de 2004, surgiu o São Bernardo FC.

FONTE:

cbf.com.br